
O Espaço Social Anápolis, acolhe 40 crianças de dois a cinco anos. Possui uma equipe formada por pedagogas educadoras, profissionais da área de nutrição, odontologia, psicologia, enfermagem, bem como equipes de cozinha e serviços gerais. Muito admirada e reconhecida, a creche recebe não só filhos dos colaboradores da Granol, mas também crianças das famílias da região de Anápolis/GO que não possuem condição de deixar seus filhos em creches particulares.
O principal objetivo desses profissionais é cuidar e educar, garantindo a integridade física, emocional, afetiva, cognitiva e social das crianças. O grande diferencial é o tratamento individual dispensado a cada criança, levando em consideração suas necessidades e experiências.
Devido ao reconhecimento e relevância deste trabalho social, estamos buscando parcerias das empresas vizinhas a fim de ampliar esse espaço para que outras crianças possam desfrutar desta estrutura tão incrível.
O exemplo começa em casa.
Em 2008 a Granol realizou entre seus colaboradores uma campanha para o recolhimento do Óleo de Fritura Usado chamada Gincana MobilizAÇÃO Grandiesel. A iniciativa é o exemplo de como o princípio da sustentabilidade está compartilhado entre os colaboradores da empresa. Todos foram mobilizados para participar, ao lado de seus parentes, vizinhos e amigos, com o objetivo de conseguir recolher a maior quantidade de Óleo de Fritura Usado – OFU e levar para a Granol para a produção de biodiesel.
A gincana foi muito bem recebida pelos colaboradores e completou o ciclo de ações de recolhimento do Óleo de Fritura Usado para transformação em biodiesel, já que supermercados clientes, escolas, comunidades e outros parceiros também se engajam no recolhimento por meio da Ação Grandiesel. Depois de três meses de gincana foram recolhidos aproximadamente 7.000 litros de Óleo de Fritura Usado pelos colaboradores da Granol.
Ação corporativa que envolveu toda a empresa, no final de 2010, conscientizando e convocando cada colaborador a ser atuante e multiplicador no compromisso e nas ações de sustentabilidade da Granol. Foram discutidas questões capazes de fazer com que identificassem os desafios e os pilares que alavancam o desenvolvimento sustentável, capaz de gerar resultados para a sociedade, para as pessoas e para o planeta, e não a sustentabilidade por modismo. Uma quinzena que encantou os que já estavam conscientes e comprometidos e contagiou aqueles que começam agora a fazer parte deste movimento.
Na década de 90, em conjunto com a FLORA TIETÊ (Penápolis/SP) e PONTAL FLORA (Pontal do Paranapanema/SP), a Granol iniciou um programa inovador de recomposição florestal de áreas de preservação obrigatória. Por meio de doação de mudas de espécies nativas como eucalipto, esta parceria vem suprindo o mercado madeireiro há 20 anos com madeiras que respeitam o meio ambiente e geram empregos.
A ecoeficiência já é uma característica antiga da área industrial, mas recentemente a Empresa percebeu que deveria reforçar essa doutrina também nos escritórios administrativos, garantindo que esta consciência atinja todos os setores da Empresa. Iniciou-se assim o Programa Ação 3R’S que busca incentivar cada colaborador a se tornar um Ecoagente (com hábitos ecologicamente responsáveis) e um Ecoespião (multiplicador atento e pró-ativo) do Meio Ambiente, inclusive além das fronteiras do seu ambiente de trabalho.
Os materiais recolhidos são doados a entidades que os destinam à adequada reciclagem. Dessa forma, a Granol não só beneficia o Meio Ambiente como também ajuda a criar novos empregos. Faz parte da Ação 3’Rs o recolhimento do Óleo de Fritura Usado (OFU). Todo o OFU recolhido é destinado para a produção de Biodiesel.