
O secretário de Obras, Acélio Muratt, protocolou na quarta-feira (9), na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em Porto Alegre, pedido para sinalização da Volta da Charqueada. Muratt encaminhou solicitação, assinada pelo prefeito em exercício Ronaldo Trojahn, ao superintendente, Vladimir Roberto Casa. No documento, o Executivo alerta para a necessidade de serem colocadas placas indicativas sobre a velocidade permitida, bem como controladores eletrônicos. Foram anexadas fotos e reportagens da imprensa sobre acidentes, sendo um deles com vítima fatal, ocorrido em janeiro deste ano.
Segundo o secretário, mesmo que as obras estejam previstas para serem concluídas no próximo mês, é necessária uma ação concreta pelo Dnit, tendo em vista que, devido ao asfalto na maior parte do trecho de 8,4 quilômetros, intensifica-se a movimentação de caminhões em direção à Granol. “Há também a situação dos moradores da região e estudantes que se deslocam para seus estabelecimentos de ensino”, salienta, acrescentando que no projeto atual não prevê acostamento e espaço para as paradas de ônibus. Muratt informa que a Conpasul, responsável pelo asfaltamento, assim que concluir o serviço vai demarcar as faixas de rodagem, mas a sinalização é por conta do Dnit.
CREMA – A estrada da Volta da Charqueada está incluída no Contrato de Restauração de Manutenção das Rodovias (Crema), coordenado pelo Dnit, que prevê melhorias a partir de junho. O Crema estabelece duas rotatórias: uma no Quilômetro Zero e outra no trevo do Horbac – BR 153 com a Avenida dos Imigrantes, além de refúgio ao longo do trecho para as paradas de ônibus.
FEPAM – O secretário Acélio Muratt também contatou a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam). Foram feitos duas solicitações para liberação de cascalheiras. Uma localizada na Forqueta e outra na Estrada da Várzea Nossa Senhora das Graças. “Este é um momento de transição na Fepam, mas protocolamos os pedidos para registrar a necessidade pela extração de cascalho”, disse Muratt.